Marketing Em campanha de páscoa, Lacta coloca caixa de chocolate...
Leia maisMarketing e Vendas
Marca esportiva relança Total 90 Vapor III e Mercurial Vapor usada por Cristiano Ronaldo em sua estreia como profissional; entenda estratégia de marketing
Por Redação Space Edu — São Paulo
Última atualização – 03/19/2025 às 16:40
Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp
A nostalgia é uma das ferramentas mais poderosas do mundo. Não é só uma estratégia de venda de produtos antigos. É uma forma das marcas se conectarem emocionalmente com os clientes. Fazer com que eles retornem a uma época mais simples. Todos possuem um apego emocional com o passado.
Como é um recurso com alta taxa de sucesso, empresas de todas as áreas apostam nisso. A Nike foi a última. A companhia esportiva mais valiosa do mundo anunciou o retorno de chuteiras históricas: a Total 90 III e a Mercurial Vapor I.
A Total 90 III foi uma das linhas mais populares da história da marca. Explodiu de vendas no mundo todo, inclusive no Brasil. Foi a primeira aposta em chuteiras coloridas. Nos anos 1990, atletas usavam calçados pretos, cinzas ou brancos. Depois dela, as cores vermelha, azul e dourada se popularizaram.
Além da chuteira, foi desenvolvido uma coleção de uniformes de times e seleções inspiradas no conceito. Em 2025, marca o aniversário de 20 anos do lançamento.
A chuteira não foi apenas um produto usado pelos principais jogadores de futebol do mundo. Ela foi o símbolo da campanha “Joga Bonito”, onde se prezava pelo jogo bem jogado. As campanhas de marketing tinham como personagens atletas habilidosos, como Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Luís Figo e Wayne Rooney.
Já o relançamento da Mercurial tem uma peculiaridade. O modelo que voltou para as lojas foi a versão vinho, usada por Cristiano Ronaldo quando começou a jogar pelo profissional no Sporting, de Portugal.
Vale lembrar que o modelo já era bastante popular no final dos anos 1990, pois era a chuteira usada por Ronaldo Fenômeno.
Além da nostalgia, a Nike também usou o recurso da escassez para essas campanhas. Ambas serão comercializadas em quantidades limitadas. O que gera um senso de urgência ainda maior no público.
A Nike é apenas um exemplo de empresa que usou nostalgia. Séries de televisão e filmes fazem isso o tempo todo. A ferramenta nunca deixará de ser usada. É eterno.
Agora, quero saber de você: já usou a nostalgia em alguma campanha na sua empresa? Qual sentimento do passado traz esse sentimento de conforto?
Publicidade
Marketing e Tecnologia Para se conectar com público jovem, Sucrilhos...
Leia maisEmpresa deixou de contratar equipes de shooting para seus produtos...
Leia maisCentral de Atendimento
Central de Vendas