Gestão

Como administrar uma empresa?

Suas decisões devem ser tomadas baseadas nos indicadores, não no feeling

Por Redação Space Edu — São Paulo

Última atualização – 02/04/2025 às 17:18

Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp

O sonho de muitos brasileiros é deixar de ser funcionário e se tornar patrão. Ser o dono do próprio negócio. É um dos caminhos para conquistar a independência financeira e ter uma vida mais confortável. 

Apesar de muitos repetirem esse discurso, eles não entregam as ferramentas necessárias para sustentar esse sonho. “Como administrar o negócio?” e “O que preciso fazer?” são as perguntas mais frequentes nas redes sociais da Space Edu. 

No Space Cast, o empresário Christian Barbosa, especialista na área da tecnologia, contou detalhes de seus negócios e revelou um dos segredos para ter sucesso. 

“Acho que, hoje, os líderes se baseiam muito no achismo. É muito ‘gosto desse ou daquele outro cara’. Mas esse cara gera os resultados? O que ele está fazendo na área dele? Temos que nos basear nos indicadores. Se está acontecendo, esse cara é positivo, se não está acontecendo, você só gosta dele. Às vezes, pessoas adultas fazem aquilo que deve ser feito, não aquilo que gosta de fazer”, explicou. 

Atualmente, o Christian possui 16 empresas em seu portfólio e tem negócios em quatro países diferentes. Além de trabalhar na área da tecnologia, é palestrante, mentor de produtividade e escritor, publicando sete livros. O mais reconhecido é o “Tríade do Tempo”, obra referência de milhares de empresários em todo país. 

Então, para gerir uma empresa, é preciso saber ler bem os números. Analisar dados e interpretar os indicadores é essencial para ter sucesso. 

O professor Gilberto Augusto costuma dizer minhas palestras que quem vive de bola de cristal, acaba comendo caco de vidro. O líder não pode gerir sua empresa apenas no feeling. Se não, acaba sendo injusto. E você precisa ser justo com sua empresa, justo com seu dinheiro e justo com as pessoas.

Por isso, todo departamento de um negócio deve ser estruturado com base no modelo PRILS, que são Processos, Rotinas, Indicadores, Liderança e Sistemas. Pode ser vendas, marketing, pessoal ou jurídico. Todos precisam de processo, rotina e indicadores. O líder é o sistema. Ele vai guiar a gestão baseado nos indicadores.

Como dizia Don Corleone, no filme “O Poderoso Chefão”, não é nada pessoal, são apenas negócios. Para dar certo, as decisões devem ser tomadas baseada na razão, não na emoção.  

Assista ao episódio completo do Space Cast com Christian Barbosa:

Publicidade

Conteúdos relacionados

Publicidade

Compartilhe: