Vendas Como Definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP) para...
Leia maisVendas
Como oferecer o seu produto para o cliente com estratégias free, freemium e premium para gerar confiança, experiência e conversão diretaa
Por Redação Space Edu — São Paulo
Última atualização – 03/26/2025 às 16:23
Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp
Você sabia que algumas das estratégias de vendas mais poderosas de hoje já eram utilizadas há décadas, até mesmo antes do marketing digital existir? Mesmo com toda a modernidade, o comportamento do consumidor segue um princípio básico: experimentar antes de comprar, pagar pouco antes de investir mais.
Essas estratégias têm nome: free, freemium e premium.
Aplicadas de forma inteligente, elas funcionam em praticamente qualquer tipo de negócio, seja você um vendedor de cursos online, um prestador de serviços, dono de e-commerce ou startup de tecnologia.
Neste artigo, você vai entender como oferecer o seu produto para o cliente utilizando esses três modelos e aprender como conduzir seu público por uma jornada de confiança, adesão e compra.
A versão free permite que o consumidor experimente sem pagar nada: uma amostra gratuita, um teste gratuito de software ou conteúdos educacionais abertos. Esse primeiro contato quebra o gelo e permite que a pessoa avalie se o produto é bom ou não, sem risco.
A versão freemium oferece mais valor que a free, com algumas funcionalidades pagas, mas ainda com um nível inicial acessível. O cliente paga um valor simbólico para uma experiência mais completa e contínua.
Depois que o cliente já experimentou a versão free e talvez tenha comprado algum nível freemium, a versão premium oferece o pacote completo — recursos avançados, suporte prioritário, personalização e mais robustez.
Disponibilize um pequeno produto, conteúdo ou funcionalidade gratuita, como ebooks, vídeos ou testes limitados.
Após a experimentação e o engajamento inicial, ofereça uma versão com mais recursos e um custo acessível.
Para clientes mais maduros, ofereça uma solução completa, com diferenciais claros e retorno perceptível.
Publicidade
Vendas Como Definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP) para...
Leia maisVendas Como Definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP) para...
Leia maisVendas Retenção de clientes: como transformar compradores em fãs da...
Leia maisCentral de Atendimento
Central de Vendas