Marketing

Consumo de luxo na Ásia cresce e marcas reajustam estratégia de comunicação

Grifes, como Gucci, Fendi e Dior, estão contratando embaixadores asiáticos para se comunicar com público

Por Redação Space Edu — São Paulo

Última atualização – 02/07/2025 às 18:09

Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp

A Ásia é a queridinha das marcas de luxo. Em 2025, a região Ásia-Pacífico deve alcançar US$147,6 bilhões em vendas de produtos premium, representando quase 40 % do mercado global.

 

Na China, por exemplo, o consumo pessoal de produtos de luxo cresceu cerca de cinco vezes desde 2016, impulsionado por um impressionante CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta, na tradução livre) de 17 %

 

Outros países, como Japão, Tailândia e Índia, também se destacam. O mercado doméstico de luxo japonês segue crescendo, impulsionado por turismo e câmbio favorável, enquanto a Tailândia viu crescimento de 300 % em vendas de luxo nos últimos anos.

 

Vendo o aumento do consumo, algumas marcas reajustaram suas estratégias de marketing e passaram a investir em novos rostos para suas campanhas. Se há um público diferente consumindo meu produto, é importante conversar com ele. 

Embaixadores asiáticos 

  • Bang Chan, líder do Stray Kids, uma das maiores bandas de K-pop da atualidade, foi anunciado como embaixador da Fendi em janeiro de 2025, gerando grande repercussão em moda asiática e internacional.

  • Lee Know, também vocalista do Stray Kids, agora representa a Gucci, sendo destaque em campanhas globais e presença em eventos.

  • A atriz chinesa Yang Mi é figura central das campanhas da Christian Louboutin.

 

  • Jennie, líder do grupo Black Pink, é embaixadora global da Chanel. Todas as outras integrantes também estão associadas a grandes marcas. Jisoo é o rosto da Dior, Yves Saint Laurent e Tiffany & Co., e Lisa da Celine e Bulgari.

As marcas incorporam referências culturais locais para criar identificação com o público, além de fortalecer a conexão emocional além de meras campanhas globais.

 

Conheça seu público e colha resultados 

Quem entende sua audiência, fala sua língua, ganha relevância. Para marcas de luxo, isso significa reconhecer que o consumidor asiático não é apenas grande em quantidade, mas diverso em cultura, valores e aspirações. 

Usar embaixadores que representam seus mercados-alvo é uma forma de criar autenticidade e relevância.

Tratar o cliente como parte de um grupo culturalmente identificado gera melhor percepção, engajamento e venda. No competitivo universo do luxo, essa é uma das estratégias mais acertadas para conquistar novos mercados — e crescer com profundidade, não apenas alcance.

 

Publicidade

Conteúdos relacionados

Publicidade

Compartilhe: