Marketing Em campanha de páscoa, Lacta coloca caixa de chocolate...
Leia maisMarketing
Descubra quais empresas aplicam essa estratégia e saiba como utilizar na sua empresa
Por Redação Space Edu — São Paulo
Última atualização – 03/20/2025 às 13:20
Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp
Como se diferenciar em um mundo tão competitivo? Como ser único após milênios de conhecimento? Realmente, não é uma missão simples. Com a informação democratizada, o empresário tem muito mais concorrentes.
Então, qual a alternativa? Um dos caminhos é o marketing de diferenciação, uma série de estratégias para mostrar que o seu produto oferece uma solução única. Uma prova que ele é diferente.
Uma das empresas que melhor faz isso é a Audemar Piguet. A diferenciação da marca está na implementação da numeração em cada produto. Dessa maneira, os artesãos conseguem determinar a data de criação do relógio, garantir sua autenticidade e fazer a restauração da maneira correta.
No Brasil, quem faz o marketing com maestria é o Sofá na Caixa, e-commerce que vende sofás dentro de uma caixa de papelão. É a única empresa do país a oferecer o serviço. Qual outra companhia vende um móvel com tamanha facilidade?
Mas como ser diferente sem parecer ridículo? Esse foi um dos temas do episódio do Space Cast, podcast produzido pela Space Edu e apresentado pelo professor Gilberto Augusto, com Alexandre Taleb, maior consultor de imagem do Brasil.
Durante a conversa, os dois debateram sobre o assunto e deram dicas de como se destacar no mercado. Uma delas é simples, mas difícil de se aplicar.
“Seja você mesmo, não mude o seu conceito e não copie as pessoas. O que eu vejo hoje: as pessoas olham a estratégia do outro dando certo e vão copiar. Errado. E isso não é nem copiar, é dar força para o outro. Não é seu”, explicou Taleb.
Assista ao episódio completo:
Para conseguir ser você mesmo e produzir algo autêntico, é preciso autoconhecimento. Estudar e conhecer outras culturas são duas das principais chaves para aumentar o repertório.
“Viajar é importantíssimo. É cultura! Você conhece novos lugares, tem contato com pessoas diferentes, vê o que elas estão fazendo, acompanha o cotidiano delas, observa o que tem de diferente naquelas pessoas. É possível notar os motivos daquela população estar crescendo ou empobrecendo. É muito importante. Cultura faz parte do que a gente é”, completou o consultor.
O marketing de diferenciação não é apenas uma equipe pensando em algo fora da caixa. É o empresário investir em si e em seus colaboradores. Com mais qualidade, fica mais fácil criar um produto diferenciado.
Publicidade
Marketing e Tecnologia Para se conectar com público jovem, Sucrilhos...
Leia maisNegócios BNDES, Finep e Butantan criam fundo de investimento para...
Leia maisCentral de Atendimento
Central de Vendas