Marketing

Saiba a importância de ter um posicionamento de imagem

Alexandre Taleb, profissional com maior credibilidade nesse mercado, explica porque empresários devem investir 

Por Redação Space Edu — São Paulo

Última atualização – 03/21/2025 às 10:08

Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp

Você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É uma das mais populares do Brasil e é repetida para pessoas de todas as idades. Desde crianças em escolas, até empresários muito experientes. Em menos de 30 segundos, o cérebro já cria uma pré-concepção da pessoa devido ao visual.

A verdade é que a aparência importa. Abre muitas portas e te dá muitas oportunidades. É da natureza do ser humano. Por isso, muitas pessoas contratam um profissional especializado em posicionamento de imagem

Mas o que isso significa? É saber fazer uma comunicação não verbal. Definir o que quer comunicar apenas com a sua imagem. O profissional irá dizer o que vestir, como usar cada uma das peças de roupa e ajustar a postura. 

O nome de maior credibilidade em posicionamento de imagem no Brasil é Alexandre Taleb, que trabalha com empresários de todo o país. Também é professor e palestrante sobre moda e personal stylist. 

Em sua participação no Space Cast, podcast produzido pela Space Edu e apresentado pelo professor Gilberto Augusto, Taleb explicou a importância de ter um bom posicionamento de imagem. 

“Muitos clientes me ligam dizendo que precisam de um novo posicionamento para as redes sociais. Sempre topo. Mas antes das redes, precisa começar por você. Invista em você, na sua conduta, no seu caráter e na forma como trata os outros. Depois, quando entro, vejo as roupas. Preciso ver se as roupas passam exatamente o que quer”, explicou.

Com anos de experiência, Taleb garantiu que pessoas bem vestidas e com uma boa postura são melhor recebidas em qualquer estabelecimento.

“Se você for numa reunião mal vestido e sentar ao lado de uma pessoa bem vestida, todo mundo vai prestar mais atenção em quem estiver bem-vestido. Não é preço de roupa, é o caimento”, completou. 

O especialista ainda ressaltou que roupa é importante, mas não mais do que conteúdo. Investir em educação e conhecimento é fundamental. Então, o melhor dos mundos é unir ambas qualidades. “Abrir a boca e só sair besteira, não tem imagem que segura”, finalizou. 

Durante a conversa, o professor também contou que esse conceito se aplica em diversas áreas, como embalagem de um produto. Quanto mais estético, mais atenção irá chamar na gôndola. 

“Se a pessoa não gostar da percepção que ela mesmo criou, com o conjunto de crenças da cabeça dela, ela não vai abrir conversa para te ouvir. Se não tem ouve, não tem como mostrar competência. Mas vamos supor que ela te ouça. Ela gostando, vai aprofundar o relacionamento, conhecer a sua pessoa e comportamento”, explicou Gilberto.

 

Dinheiro é sinônimo de boa imagem? 

Para muitas pessoas, basta ter muito dinheiro para ter uma boa imagem. Não é verdade. Um dos segredos, segundo Taleb, é saber como se comportar em cada um dos ambientes que frequenta. 

Um de seus clientes é um empresário do agronegócio. Sem citar nomes, explicou que ele é um homem que só vive no campo, mas exporta tomate para muitos países, inclusive o Japão. Apesar do dinheiro, quase perdeu um negócio importante por não se apresentar bem na reunião. 

“É um cara que tem muitas fazendas e até avião. Marcou uma reunião com um grande empresário brasileiro muito chique, bem-arrumado, etiquetado e com cultura. Ao chegar na reunião, o empresário ficou olhando para os sapatos dele. Ele estava com a bota cheia de terra para o encontro. Saiu e me procurou, porque tinha sentido vergonha. Fechou o negócio, mas foi por pouco”, contou. 

Publicidade

Conteúdos relacionados

Publicidade

Compartilhe: