Marketing

Ter ousadia para contrariar o mercado: o case da [UNVRS]

Ter ousadia para contrariar o mercado é essencial para empresários visionários. Com o caso da nova super balada [UNVRS] em Ibiza, veja como análise e estratégia transformam risco em oportunidade.

Por Redação Space Edu — São Paulo

Última atualização – 02/07/2025 às 18:09

Acompanhe os principais insights do mundo dos negócios no nosso canal do Whatsapp

Ousadia não é teimosia, é estratégia

Investir em uma balada em 2025 pode parecer insano — o mercado global está em retração. Só no Reino Unido, o número de casas noturnas caiu de 1.700 em 2013 para cerca de 787 em junho de 2024, uma queda de mais de 50%, apontou artigo do The Guardian. Em Londres, estima-se que mais de 50% desses espaços fecharão até 2030, incluindo pubs. 

Projeta-se que o setor de nightclubs pode desaparecer, segundo a NTIA. Além disso,  vemos festas encerrando cada vez mais cedo, com eventos noturnos globais com menos programação após as 3 h.

É nesse ambiente desafiador que entra Yann Pissenem, fundador da The Night League e figura por trás de Ushuaïa, Hï Ibiza. Mesmo nesse cenário, ele investiu na super balada [UNVRS], que tem capacidade para 15 mil pessoas. Nas primeiras aberturas, lotação e shows espetaculares. 

Ou seja, ousar não é teimosia — é estudar o cenário, identificar oportunidades onde poucos enxergam e apostar com base em dados e experiência operacional.

Por que apostar em um club em 2025?

Contexto do mercado noturno global

As retrações em cidades como Londres, Berlim, Paris, Nova Iorque e São Paulo sinalizam um contexto adverso. No Reino Unido houve perda de mais de 900 casas desde 2013. 

O público mais jovem não mostra tanta simpatia com esse estilo de vida. Um estudo de 2025 revelou que, na Itália, 68% dos entrevistados com menos de 30 anos relataram ter saído menos para baladas devido ao custo de vida, e 61% disseram que saem menos à noite em comparação ao ano anterior. Além disso, 53% cortaram gastos com baladas. 

Outras pesquisas do Mintel revelaram que cerca de um terço dos britânicos de 18 a 24 anos se declaram teetotal (não bebem) e que a geração Gen Z está priorizando socializar de forma sóbria. 

Quem é Yann Pissenem?

Nascido em 1975 em Nancy, na França, Yann Pissenem fundou a The Night League em 2001 e transformou Ushuaïa e Hï Ibiza em casas noturnas icônicas, com faturamento de cerca de €200 milhões por ano e 1,5 milhão de clientes por temporada. 

[UNVRS]: a maior balada do mundo

  • Capacidade: 10.000 pessoas, ocupando 6.500 m² — oficialmente “o maior nightclub do mundo”.

  • Investimento estimado: embora nenhum número oficial tenha sido divulgado, trata-se de uma reforma completa do antigo Privilege, com tecnologia de ponta e cenografia imersiva.

  • Estrutura e tecnologia: espaços modulares, múltiplas pistas, lounges VIP, terraços e design inspirado em H.R. Giger.


  • Residências confirmadas: Eric Prydz, Anyma, Jamie Jones, Fisher, David Guetta, Carl Cox, entre outros.

  • Faturamento esperado: não há estimativas públicas, mas vivendo por €200 mi/ano com Ushuaïa e Hï Ibiza, o modelo do grupo indica que o retorno de [UNVRS] segue essa linha, dado o público de 10 mil pessoas por noite e ingressos premium.

Análise econômica e perfil do investidor ousado

Oportunidade em meio à crise

Enquanto os mercados urbanos se retraem, Ibiza registra crescimento contínuo de turistas dispostos a pagar por experiências únicas. 

Em 2023, a ilha registrou um total de 3,38 milhões de turistas, o maior número da história. A média de crescimento anual viajantes entre 2019 e 2024 foi 8,1%

Um público novo passou a frequentar o local e as exigências eram altas. Um club moderno, com alta capacidade de público e tecnologia inovadora pode gerar margens superiores a 30%.

Gestão de risco e expertise aplicada

Com experiência, network e know-how, Pissenem reduz os riscos operacionais. Ele aplica inteligência de mercado, que ele tem como poucos, faz testes, utiliza dados dos seus outros clubs e escala a oferta com base em demanda real. 

Essa estratégia contracorrente é fundamentada em evidência e capital intelectual.

Lições práticas para investidores

  1. Busque nichos pouco explorados: mercados à contramão podem esconder oportunidades.

  2. Use experiência como diferencial: know-how comprovado e rede estabelecida reduz incerteza.

  3. Investimento em tecnologia diferencia: [UNVRS] eleva o padrão — imersão, cashless, modular.

  4. Decisões baseadas em dados: demografia, comportamento, testes em pequena escala como pilotos são essenciais.

Ousadia com base sólida

O que torna a aposta na [UNVRS] ousada é o fato de contrariar tendências globais. Jovens frequentam menos casas noturnas nos grandes centros urbanos. Mas, Ibiza está em um contexto diferente. Investir em algo novo em um destino turístico, que passou a ser mais procurado nos últimos anos, faz sentido. 

Por trás desse empreendimento está Yann Pissenem, com histórico impecável e visão estratégica. Apostou em algo novo e que trouxesse elementos dos festivais para as baladas locais. Tudo o que os novos consumidores da ilha querem. 

A Pacha foi inaugurada em 1973, a Amnesia em 1976 e a DC-10 em 1999. Todas possuem padrões antigos e que atendem o público mais velho. 

Estudar, com profundidade, o mercado, mapear oportunidades e agir de forma diferenciada são os elementos que permitem transformar risco em vantagem competitiva. Isso é ter ousadia de verdade.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Publicidade

Compartilhe: